junho 10 2019 0Comentário

CASAS METÁLICAS EM CONDOMÍNIOS SÃO TENDENCIAS

Estruturas metálicas residenciais aumentam suas exposições em condomínios

Possibilidade de construir obras diferenciadas, de forma rápida e com grande valor estético é excelente. Conseguir satisfazer as necessidades dos arquitetos e designers incorporando elementos curvos e lineares de uma maneira criativa é ainda melhor. Sim, esses são alguns dos elementos positivos que a construção em estrutura metálica proporciona.

O que antes era algo pouco visto no Brasil, hoje já se tornou uma realidade especialmente dentro de condomínios residenciais.  As construções em estruturas metálicas mais do que tudo vem despertando interesse em duas frentes distintas, nos profissionais que pensam e executam, e o mais importante, proprietários que vêm nela uma condição diferenciada e rápida para realizar sua obra.  Mais leves que equivalentes em concreto, as estruturas metálicas exigem menos tempo e recursos, além de não causarem impactos ambientais significativos.

 As soluções arquitetônicas em aço permitem também o uso de grandes vãos que reduzem custos na construção de subestruturas. Quando falamos em construções sustentáveis, as estruturas metálicas se destacam por serem resistentes, duráveis e acima de tudo econômicas. Quando os projetos já adotam como sistema estrutural a construção metálica, diversos parâmetros são levados em consideração para se obter o design pretendido com o custo x benefício bem definido.   

Convidamos um especialista para falar um pouco mais sobre esse segmento fantástico e moderno da construção civil. Atualmente com várias obras em andamento, o Engenheiro Falcone da Scala Técnica explica alguns dados interessantes sobre obras em estrutura metálica:

“Pelo fato de executarmos uma infinidade de projetos estruturais aos nossos clientes, notamos que na maioria dos casos as residências com até 150 m2 de área útil, tem seu custo da estrutura metálica igual ou superior ao custo se executada em sistema convencional. Até 250 m2, o custo da estrutura metálica se torna vantajoso. Para construções acima de 250 m2, o custo da estrutura metálica chega em boa parte dos casos a ser 40% inferior ao sistema convencional; ”

Segundo Falcone, tendo como base tais parâmetros, a construção em estrutura metálica em condomínios, que na sua maioria possuem residências com área construída superior a 200 m2, aparece não só como uma alternativa sustentável, sem geração de resíduos, mas como um sistema solido, econômico e com inúmeras vantagens ao cliente.

Um grande diferencial das estruturas metálicas residenciais é a mistura de materiais aplicados como, por exemplo, no acabamento de fachadas (vidro, madeira, pedra rústica entre outros) criando uma identidade própria para cada casa e cliente. Os gostos pessoais, o design e as tendências do mercado podem ser incorporados ao projeto, causando um impacto visual interessante e melhor conforto ambiental a seus moradores.

O paradigma de que o uso das estruturas metálicas é exclusivo para construções industrias e comerciais já foi rompido. Notamos hoje que a arquitetura e a engenharia estão se utilizando deste método construtivo com muito mais força, afinal ela permite abusar de designs inovadores, agiliza a construção, reduz o volume de resíduos e é forte aliada à industrialização dos processos na construção civil, complementa Falcone.

Pode parecer que é algo mais cultural, que de fato é um mito, mas as estruturas metálicas devidamente calculadas por profissionais qualificados valem a pena sim e garantem uma obra muito diferente das tradicionais.

 

Eng. Falcone (www.scalatecnica.com)

Deixe um comentário